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CONTROLE DE HÁBITOS

 

baixe seu controle de hábitos AQUI

 

formato PDF, tamanho A4

você pode imprimir colorido ou preto e branco

coloque no seu caderno, cole na parede ou deixe visível na sua mesa

 

o que é?

A ferramenta de controle de hábitos te permite visualizar a frequência com que você realiza uma atividade, assim

você pode acompanhar claramente o seu desempenho em relação ao foco e ao cumprimento de suas tarefas. 

por que usar?

Uma característica fundamental dos hábitos é que eles não aparecem e somem de um dia para o outro,

eles são moldados ao longo de um tempo considerável e através da repetição. 

Daí a necessidade de acompanhá-los de perto! Vale lembrar que a cada dia vai ser mais fácil manter uma

atividade/atitude até que ela se torne um hábito.

como usar?

- anote hábitos que você quer desenvolver ou abandonar, além das coisas que você quer prestar atenção,

como por exemplo observar com que frequência sente azia ou dor de cabeça;

- o primeiro hábito começa imediatamente: a meta é todo dia completar a tabela marcando os quadradinhos

que correspondem a atividade que você realizou;

- comece devagar e tenha paciência: dizer que fará algo que você não vai cumprir pode derrubar sua

autoestima (é melhor um pequeno hábito do que grandes intenções);

- use a criatividade! Dá para anotar dentro do quadradinho o horário em que você dormiu. Você também

pode criar uma legenda para mapear atividades que você pretende fazer apenas alguns dias da semana

ou atribuir cores para sentimentos;

exemplos e sugestões

- o arquivo não está datado e colunas vão do 1 ao 31, uma dica é engrossar com uma caneta a linha entre

o domingo e a segunda feira, assim você vai saber quando a semana está começando ou terminando;

- você pode ‘’cruzar’’ os hábitos, por exemplo: se você quer entender melhor se há relação entre algum mal estar

físico e o consumo de cafeína, coloque em uma linha: ‘’consumo de cafeína’’ e em outra: ‘’dor de estômago’’ ou

‘’dor de cabeça’’. Assim, ao longo dos meses você pode entender se há ou não alguma relação.

dica extra*

Listar os hábitos você quer moldar já é uma tarefa e tanto! Essa é uma atividade que demanda autoconhecimento e,

principalmente, clareza dos seus objetivos. Pode ser que o seu objetivo agora seja viver um dia após o outro ou

dominar o mundo, não importa! O mais importante é que você tenha clareza do porque você quer seguir esse(s)

objetivo(s), buscando respostas honestas. Saber o que você quer é muito poderoso e é o primeiro passo para

conseguir manter a força de vontade ativa.